UOL encerra Sites Pessoais e assusta Blogueiros
Postado em quarta-feira, 1 de agosto de 2012
|
Comments Off
O Arruma Blog apoia a propagação do que pensamos via blog em qualquer que seja a plataforma e por isso apoiamos os blogueiros que usam plataformas de portais como o IG e UOL por exemplo. A Uol anunciou que os 'Sites pessoais' será desativado por completo no dia 09 de Agosto e os assinantes parece que tem os arquivos do blog hospedados no mesmo local que os sites pessoais.
Conhecida por não ter a melhor plataforma para blogs e ainda ficar em segundo lugar no meuconceito de empresa que menos pensa no usuário depois do Yahoo!, a UOL quando bem deseja cria um bom serviço pago e desativa serviços legais e úteis para muitas pessoas. Meu primeiro blog foi e ainda é o da UOL e certamente é um bom lugar para treinar HTML sem danificar a estrutura do blog pois em uma coisa a UOL é melhor do que o Blogger: Código do blog (modelo) comentado e em português ao contrário do que existe em plataformas internacionais, mas só isso não garante a satisfação de seus usuários. Os comentários ajudam a entender melhor onde as coisas acontecem e como acontecem.
Tentei levantar a informação que evidencia (ou não) a mesma hospedagem dos arquivos de blog para o ‘site pessoal’ que é onde podemos ou podíamos criar páginas HTML estáticas em um domínio gratuito, mas para quem fosse assinante da UOL e os que não fossem a UOL ‘oferecia’ a VilaBol que tem o mesmo conceito, mas algumas limitações também. No final não encontrei nada além de informações por e-mail sem muitos esclarecimentos como esta:
"Comunicamos que o UOL Sites Pessoais será desativado no dia 09/08/2012.
Para não perder os arquivos do seu site, você deve copiar todo o conteúdo para uma pasta em seu computador. Acesse o gerenciador de arquivos e inicie o processo. "
PORQUE ISSO?
A UOL criou um serviço dedicado a sites chamado Uol Host e este é o motivo de não permitir que haja sites gratuitos e ‘na casa do lado’ outros tenham que pagar por um serviço com mais qualidade. É uma forma de forçar quem gostou da ideia a ter que comprar o serviço de hospedagem para não ficar sem, e o pior, de ter que comprar também um redirecionamento personalidade (se isso for possível) ou de redirecionar manualmente todas as páginas dos sites pessoas o mais breve possível. Pensando pelo lado positivo, ao menos a Uol informou os usuários a tempo de evitar problemas maiores.
A quem não sabe, a Uol Host tem serviço de hospedagem também de blogs, e será que isso é o início para a ‘descontinuação’ de serviços gratuitos?
O meu blog pessoal gratuito (sem ser assinante) ainda está lá, no zip.net e não pretendo migrá-lo tão já. Se você souber de alguma notícia que complemente este artigo, será bem vindo(a).
Enquanto os usuários de blogs da UOL ainda estão esperando o uso de mensagens por celularpara blogar, os grandes interesses comerciais como blogs de entretenimento estão cada vez mais atualizados. Isso sim é uma empresa que quer ser lembrada...




